ARQUITETURA GÓTICA

                                                
Catedral de chartres - França

Catedral de Burgos

Notre Dame d'Amiens

Catedral Sant Denis

Catedral de Ulm

Abadia de Westminster

Metz
                                                    ARQUITETURA GÓTICA...   

Com a primeira aparição na França, a arquitetura gótica é uma evolução da arquitetura romana e surgiu durante as cruzadas à Terra Santa. Com o intuito de elevar a humanidade ao céus, estando ao lado de Deus, esse estilo durou 400 anos, antes de ceder lugar a arquitetura Clássica do Renascimento Italiano.
O marco inicial gótico é ilustrado com a construção da Catedral Beauvais que contou com uma agulha de 150 metros que acabou por desabar antes de toda construção terminar.
As catedrais posteriores não desabaram por conta de um artifício muito engenhoso da época que o elemento arquitetônico fundamental do estilo: os ARCOBOTANTES.
Arcobotantes são suportes exterior que permitem tirar o peso da parede de forma eleva-las a grandes altitudes e decora-las com enormes vitrais coloridos, outros artifícios exercem a mesma função, são os Arcos Ogivais, cruzados que distribuem o peso da abóbodas.


Outros elementos arquitetônicos góticos são as gárgulas: vitrais; abóbodas; coro e transepto elevados.
As gárgulas, tem a função de escoar as águas da chuva de forma que ela  não escorra pelas paredes para não danificar a mesma.


As esculturas, adornam os templos expressando a fé do povo, normalmente são aplicadas de forma vertical  em colunas e portais.


Os vitrais,  permitem à entrada permanente de luz para que, quem lá entrar, sintam-se iluminado por divindade, e neles contam a História do Velho Testamento.


As abóbodas, coros e transeptos elevados simbolizam a aproximação humana com o Céu, subentedendo-se que o templo cristão era o único lugar em que  poderia chegar mais perto possível de Cristo.


Os ícones da arquitetura gótica podem ser encontrados por toda a Europa, sendo os mais importantes: a Catedral de Chartres;  Burgos;  Notre Dame d'Amiens;  Sanit Denis;  Ulm;  Abadia de westminster e Metz.

fonte de pesquisa.
Sites que estão de parabéns com excelente conteúdos.
Alaila Resende










Comentários

Postagens mais visitadas